terça-feira, 10 de novembro de 2015

Apresentação de dados geográficos dos alunos do IEEM

No dia 18 de setembro de 2015 o grupo do Pibid, sob coordenação da professora Maria da Graça Lima, que nos orienta na Universidade Estadual de Maringá, juntamente com a professora Odete Maria Lanaro, que nos orienta no Instituto Estadual de Educação de Maringá, realizaram uma apresentação para o corpo docente e funcionários da escola, a partir dos dados coletados da ficha de matrícula dos alunos do ensino médio, período matutino, onde há o preenchimento de dados, como: residência dos alunos (cidade e bairro), problemas de saúde, dificuldade em disciplina, uso do transporte público, de entre outros.
Este levantamento se deu com 753 alunos, sendo que a escola contém 1763 alunos, foi usado o método de amostragem.  Com isso a pesquisa teve como objetivo identificar a origem dos estudantes do Instituto e algumas peculiaridades, a fim de mapear para facilitar a localização dos mesmos.
 Foto 01: Corpo docente e funcionários do Instituto de Educação de Maringá.
A partir dos dados levantados foi possível observar que a escola recebe alunos não só de Maringá como da região metropolitana, vindo de vários municípios como Floresta, Paiçandu, Marialva, Sarandi, entre outros. Outro ponto verificado com a análise das ocorrências de salas foi à identificação que em algumas turmas não há problemas evidentes e em outras a lista de ocorrências é mais significativa.
 Há um número considerável de fichas que não tinham informações solicitadas, isso dificulta o trabalho escolar por não ter o conhecimento total do aluno. Mesmo a ficha contendo dados importantes o grupo sugeriu que a instituição realizasse melhorias, tais como: a versão online da ficha, e acrescentar uma pergunta do por que o aluno estuda nesta escola. Após a apresentação foi aberto à discussão e percebemos a relevância do trabalho, pois muitos professores não tinham o conhecimento e até ficaram surpresos com o perfil dos alunos e alguns gargalos que a escola enfrenta.

Foto 02: Apresentação dos dados.



Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário